Durante uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa, o secretário de Turismo e ex-prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, causou polêmica ao afirmar que “alimentar moradores de rua não é correto”. A declaração foi feita no último dia 8, durante um debate sobre a situação da população em situação de rua na capital paraibana.
Segundo o secretário, as ações de pessoas e entidades que distribuem refeições e donativos acabam contribuindo para que os moradores de rua permaneçam nessa condição. “Quem mora no quarteirão de trás da praia não vê aquilo todo dia. Então não incomoda ele, mas agrada a ele ir lá e entregar o almoço, o jantar todos os dias. ‘Estou fazendo minha parte como cidadão’, e isso não é correto”, disse.
Vitor Hugo reforçou a fala afirmando que essas pessoas recebem alimentação completa diariamente, além de roupas, colchões e itens de higiene. “Essas pessoas estão ali porque ali elas recebem todos os dias café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Fora isso, ainda chega para eles roupas, agasalhos, colchão, travesseiro e material de higiene para tomar banho em qualquer lugar que ofereça um banheiro para eles tomarem banho”, completou.
O secretário também criticou a ausência do Ministério Público da Paraíba (MPPB) na sessão, dizendo que o órgão “só aparece quando os gestores tomam alguma medida em relação aos moradores de rua”.
A sessão foi realizada na Câmara Municipal de João Pessoa e teve como tema central o debate sobre políticas públicas voltadas à população em situação de rua no município.