O deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL-PB) foi confirmado como líder da oposição na Câmara dos Deputados a partir de 2026. A escolha foi anunciada pelo líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), após decisão fechada nesta quinta-feira (27/11).
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Gilberto mantém bom trânsito entre parlamentares do Centrão e até de partidos de esquerda. No primeiro mandato, ele já ocupou posições de vice-liderança da oposição, da bancada do PL e da minoria na Câmara. Sua principal bandeira é a segurança pública.
A mudança ocorre porque o atual líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), deve se dedicar à campanha para o governo do Rio Grande do Sul nas eleições do próximo ano.
Gilberto assumirá o posto em meio ao acirramento político previsto para 2026, quando o presidente Lula (PT) tentará a reeleição em uma disputa novamente polarizada. O deputado afirmou que fará uma oposição “dura” ao governo e disse estar “feliz e lisonjeado” pelo reconhecimento dos colegas de bancada.
Será a primeira vez nesta legislatura que um parlamentar do Nordeste comandará a oposição na Câmara, região onde Lula concentra sua maior base eleitoral. Desde 2023, passaram pela função Carlos Jordy (PL-RJ), Filipe Barros (PL-RS) e Luciano Zucco.

