O ex-prefeito de Cajazeiras e pré-candidato a deputado estadual, Zé Aldemir (PP), superou divergências e anunciou, neste domingo (30), apoio ao governador João Azevêdo (PSB) para o Senado Federal. Antes, ele havia declarado voto no senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
A aliança foi articulada pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP). Zé Aldemir afirmou que o parlamentar foi determinante na decisão, em razão do “companheirismo” histórico entre ele e a família Ribeiro.
Quem também declarou apoio a João neste domingo foi a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino. No entanto, chamou atenção o distanciamento político entre a gestora e seu antecessor e padrinho político.
Segundo apuração do site, os dois chegaram em momentos distintos à Granja Santana para o encontro com João. Enquanto Zé foi recebido primeiro, Corrinha preferiu ser atendida apenas após a saída de Aldemir.
Outra informação que circula nos bastidores de Cajazeiras é que ambos teriam, inclusive, bloqueado um ao outro no WhatsApp.
O afastamento entre Aldemir e Corrinha pode influenciar o desempenho eleitoral do ex-prefeito na cidade. Além dele, o deputado estadual Júnior Araújo também disputa os votos da base política da prefeita.
Conforme apurou o Política da Paraíba, no acordo que consolidou a aliança com João Azevêdo, Zé Aldemir deve receber um tipo de “aporte eleitoral” articulado por Aguinaldo Ribeiro. Informações obtidas pelo site indicam que Aldemir deve receber adesões em três municípios à sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa.
Um desses apoios seria o da ex-prefeita de Pombal e atual secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Werton. Atualmente, Pollyanna mantém um acordo com o secretário da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, que também é pré-candidato a deputado estadual. No entanto, com o rompimento do prefeito Cícero Lucena com o grupo governista, o apoio de Pollyanna a Diego deve se tornar inviável, abrindo caminho para que ela passe a apoiar Aldemir em Pombal.
No total, Aguinaldo deve viabilizar cerca de 6 mil votos para Aldemir, impulsionando sua pré-candidatura.


