O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), revelou à imprensa nacional que recebeu, na manhã desta terça-feira (16), um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, os dois devem se encontrar pessoalmente ao longo da semana.
De acordo com relatos feitos à imprensa, durante a conversa Lula fez um aceno ao diálogo e reafirmou confiança na condução de Hugo à frente da Câmara. O presidente também defendeu a pauta governista, enquanto Hugo demonstrou disposição em apreciar, no próximo ano, medidas relacionadas à segurança pública.
O contato entre Lula e Hugo ocorre em meio a votações consideradas prioritárias para o Palácio do Planalto no Congresso Nacional e após recentes desavenças. A relação entre Executivo e Câmara ficou tensionada após a tramitação do PL da Dosimetria, da PEC da Segurança Pública e do Projeto de Lei Antifacção, cuja relatoria foi atribuída pelo presidente da Casa ao deputado Guilherme Derrite (PP-SP).
Entre as pautas econômicas que o governo busca aprovar na última semana de atividades legislativas estão o projeto que regulamenta a Reforma Tributária, a proposta que altera o arcabouço fiscal — permitindo maior investimento em saúde e educação — e o texto que prevê cortes nos benefícios fiscais.

