O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou provimento, nesta segunda-feira (26), ao Recurso Eleitoral, mantendo a decisão de primeira instância no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) relacionada às Eleições Municipais de 2024 em Cacimba de Dentro.
Por unanimidade, a Corte Eleitoral decidiu pelo desprovimento do recurso e determinou a comunicação imediata ao juízo de origem para adoção das providências cabíveis. Com isso, foi confirmada a cassação do mandato do vereador Cristiano Barbosa Gomes (Solidariedade).
A decisão também gera impactos no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e na votação da legenda, com reflexos diretos na composição da Câmara Municipal.
Com a manutenção do entendimento pelo TRE-PB, o próximo passo será a execução da decisão em primeiro grau, incluindo a retotalização dos votos. Esse procedimento envolve o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, o que pode resultar em uma nova distribuição das cadeiras no Legislativo municipal, com atualização da lista de eleitos e suplentes.
Cristiano Barbosa integra o grupo de oposição em Cacimba de Dentro. Para o cenário eleitoral de 2026, ele e o bloco oposicionista vinham se alinhando ao apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena, ao deputado federal Murilo Galdino e à pré-candidata a deputada estadual Maria Porto.

