O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) revelou, nesta quinta-feira (22), que o atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), garantiu que vai respeitar o acordo sobre a eleição da Mesa Diretora da Casa em fevereiro.
O acordo, feito entre os deputados do Republicanos após o segundo turno das eleições em outubro, é para que Branco seja eleito presidente da Assembleia para os biênios 2023-2024 e Galdino seja o eleito para 2025-2026.
“Almocei com Adriano, em um clima de cordialidade, e botei todas as cartas na mesa. Ele me garantiu, me assegurou que absolutamente nada do acordo feito no Republicanos, e depois levado ao governador, seria alterado. Sempre fui uma pessoa muito correta e leal com Adriano e nunca falhei com ele em absolutamente nada. A gente não pode dar a palavra, fazer acordo e depois quebrar isso. Não creio nisso [quebra de acordo]”, disse Branco em entrevista à CBN João Pessoa.
Na última terça-feira, Adriano colocou em votação no plenário da Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adequa a Constituição Paraibana à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou sobre a eleição para Mesa Diretora da Casa Legislativa.
A PEC permite uma nova recondução de Galdino ao comando da Casa, o que causou receio em Branco.
Galdinou também chegou a confirmar que havia consultando a Procuradoria da ALPB para saber se existia segurança em ele ser candidato ainda no 1º biênio