O deputado estadual Felipe Leitão (PSD), saiu em defesa do atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), que foi acusado pelo colega de partido, deputado Branco Mendes (Republicanos), de ter quebrado o acordo na disputa à presidência da Casa.
Segundo Leitão, já havia uma tratativa anterior para que Adriano disputasse o primeiro biênio se houvesse respaldo do Supremo Tribunal Federal sobre a ação que trata de reeleição nas Casas Legislativa, o que juridicamente ocorreu no início do mês.
“Como testemunha e sabedor do acordo que existia não poderia ficar calado com o discurso de Branco. É necessário repor a verdade. Existia um compromisso que quem está quebrando é Branco Mendes. Se o presidente Adriano pudesse disputar o 1º biênio, ele assim o faria porque teria o apoio do seu partido, o Republicanos, do meu apoio, do apoio da maioria. (…) Então veio a decisão do Supremo há 15 dias, decisão de cima para baixo, não foi Adriano que fez moldular isso”, disse Felipe.
O Republicanos havia firmado um acordo com participação de aliados do governo do Estado, para que Branco fosse o candidato para o primeiro biênio (2023-2024) e Galdino no segundo biênio (2025-2026). Entretanto, a tese de uma candidatura única de Galdino nos dois biênios vem crescendo nos bastidores.