A estratégia utilizada pelo atual senador Efraim Filho (União) ao ‘antecipar’ sua pré-candidatura ao Senado praticamente mais de um ano antes do pleito, parece ter servido de exemplo para outros parlamentares.
O deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta, tem realizado movimentos similares ao de Efraim. O parlamentar tem antecipando apoios políticos e vem tentando atrair lideranças para o Republicanos, visando aumentar o capital político do partido.
Nas últimas semanas, Hugo, mesmo sem consultar a maior parte da legenda, declarou apoio à reeleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). O movimento, considerado precipitado por alguns, deve surtir efeitos em 2026.
Motta sabe que a eleição de 2024 será de fundamental importância para suas pretensões políticas. O parlamentar precisa eleger o maior número de prefeitos e vereadores para que possa disputar um cargo majoritário em 2026.
Com o apoio antecipado a Cícero, Hugo espera ter a reciprocidade do gestor na próxima eleição estadual, além de ter garantido espaços para o partido na gestão municipal.
Motta também vem mantendo diálogos com pré-candidatos de cidades importantes, a exemplo de Santa Rita, terceiro maior colégio eleitoral da Paraíba.
Mesmo não sendo considerado um político de massas, com esses movimentos, o parlamentar já começa a pavimentar a construção do seu nome para um cargo de maior envergadura na política paraibana.