A disputa entre PSD e Republicanos pelo comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ganhou um novo capítulo. Isso porque, conforme apurou o Política da Paraíba, a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) indicou o nome de Lilian Capinam para a presidência interina do órgão.
Lilian deve ocupar o posto por 60 dias e capitanear a reestruturação da Funasa. Capinam também teve o seu nome endossado pelo líder do PSD na Câmara, Antônio Britto (PSD-BA), à Secretaria de Relações Institucionais. A Casa Civil, porém, é quem deve bater o martelo sobre quem assumirá o posto.
A possibilidade de a indicada do PSD assumir o cargo, mesmo que de forma transitória, incomodou os caciques do Republicanos, que também almejam indicar um nome para o posto.
A Funasa é tradicionalmente controlada por partidos do Centrão e nos últimos anos foi turbinada com emendas para atender às bases dos parlamentares. Ao assumir a Presidência, Lula decidiu extingui-la e redistribuir as principais funções para o Ministério das Cidades, comandado pelo emedebista Jader Filho.
A medida não foi aceita pelo Congresso, que agiu para fazer com que a Medida Provisória sobre o assunto deixasse de valer, o que obrigou o governo a recriar a Funasa. No ano passado, o orçamento era de R$ 3 bilhões.