O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um Inquérito Civil Público para investigar o ex-prefeito de Uiraúna, José Nilson Segundo Santiago, por suspeita de ter usado recursos públicos para quitar uma dívida pessoal. A investigação, conduzida pela 4ª Promotoria de Justiça de Sousa, foi formalizada por meio da Portaria nº 26/4ª PJ – Sousa/2025, assinada pela promotora Flávia Cesarino de Sousa Benigno.
De acordo com o MP, o caso envolve um pagamento feito em 2020 a José Feitosa da Silva, no valor de R$ 5.700,00. Parte desse montante — R$ 1.000,00 — teria sido desviado a mando do então prefeito para saldar uma dívida particular no Supermercado Nonatão. O valor, segundo depoimentos, foi entregue a Marleny Alves Ferreira, proprietária do estabelecimento.
Além da suspeita de uso indevido do dinheiro público, a promotoria também apura a legalidade do pagamento feito a José Feitosa e a possibilidade de ressarcimento ao erário.
O MP fundamenta o inquérito com base nos princípios constitucionais da moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência na administração pública. Uma audiência virtual com Marleny Alves está marcada para o dia 11 de junho, às 10h30, como parte das diligências iniciais.
Caso as suspeitas se confirmem, o inquérito poderá resultar em Ação Civil Pública por improbidade administrativa e outras medidas judiciais cabíveis.