Durante reunião realizada nesta segunda-feira (30), no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos), acompanhado de lideranças políticas, jurídicas e institucionais de São Bento, formalizou o pedido de criação e instalação de uma 2ª Vara na Comarca do município. O ofício foi entregue pessoalmente ao presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, com o objetivo de garantir uma Justiça mais célere e eficaz para São Bento e cidades vizinhas.
O pleito é assinado pelos deputados estaduais Márcio Roberto e Galego Souza, pelo prefeito de São Bento, Gerferson Carnaúba, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fabrício Beserra, pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, e pelo presidente da OAB de Catolé do Rocha, Jailson Araújo.
Também participaram do encontro o vice-presidente da OAB de Catolé do Rocha, Diego Martins Diniz; o ex-prefeito de São Bento, Jarques Lúcio; o procurador do município, Alex Soares; e o secretário municipal de Segurança, José Lago.
Durante o encontro, os parlamentares e representantes destacaram o crescimento populacional e econômico da região, além da alta demanda processual da comarca, que também atende os municípios de Paulista, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz.
“A criação de uma nova vara é um avanço necessário. Vai garantir um Judiciário mais próximo da população, com mais agilidade e eficiência”, afirmou o deputado Márcio Roberto.
O deputado Galego Souza reforçou a importância do gesto coletivo: “Esse é um movimento apartidário, com foco em melhorar o acesso à Justiça para toda a nossa região. A população precisa ser atendida com dignidade e rapidez”.
O presidente da Câmara, Fabrício Beserra, também destacou a união de esforços: “É uma luta suprapartidária, e estou honrado em representar o Legislativo municipal nesse movimento em prol de São Bento”.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, ressaltou que a nova unidade judiciária trará benefícios diretos para a população. “Será uma Justiça mais eficaz, ágil e próxima do cidadão. Esse pleito é legítimo e necessário”, disse.
O documento oficial entregue ao presidente do TJPB destaca que a instalação da 2ª Vara permitirá maior distribuição dos processos, desafogará o Judiciário local e proporcionará mais acesso ao sistema de Justiça no Sertão paraibano.
O desembargador Fred Coutinho agradeceu a visita dos representantes e assegurou que o pedido será analisado com atenção, reconhecendo a relevância da pauta apresentada para a estrutura do Judiciário na região.