O boa-venturense Fred Pinto, atual vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, deve assumir nos próximos dias o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Paraíba.
A indicação de Fred partiu do deputado federal e presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), com o apoio do também federal Murilo Galdino (Republicanos).
Nos bastidores, no entanto, a escolha do novo dirigente do órgão foi alvo de disputa. O deputado Damião Feliciano (União Brasil) também se movimentou para manter a Codevasf sob influência de seu partido. Filiado ao União, Damião queria emplacar o nome de um ex-vereador de Alagoa Nova, após a saída de Irlen Guimarães, indicado anteriormente pelo senador Efraim Filho (União).
Efraim, que lançou sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba com o apoio do PL, entregou seus espaços no Governo Federal, o que abriu a disputa pela chefia da Codevasf no estado.
Apesar da articulação de Damião, prevaleceu a força política de Hugo Motta, que conseguiu assegurar a nomeação de um aliado direto. Além de ser homem de confiança do deputado, Fred Pinto coordena atualmente a pré-campanha de Nabor Wanderley (Republicanos), pai de Hugo, que se apresenta como pré-candidato ao Senado Federal.
Com isso, a queda de braço terminou com vitória do grupo de Hugo Motta e Murilo Galdino, que ampliam seu espaço de influência política em órgãos estratégicos na Paraíba.