O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), voltou a dar sinais claros de sua insatisfação com o comando do partido no estado. Neste domingo (24), ele ignorou um almoço promovido pelo deputado federal Hugo Motta, presidente estadual da sigla, em Brasília.
O encontro marcou o início das comemorações pelos 20 anos de fundação do Republicanos e contou com a presença de várias lideranças políticas paraibanas, entre elas os deputados estaduais Michael Henrique e Jutay Meneses, o deputado federal Murilo Galdino (seu irmão), além dos prefeitos Nabor Wanderley (Patos), Major Sidnei (Sapé) e Caio Paixão (Condado), vereadores da Capital e a pré-candidata a deputada estadual Olívia Motta, irmã de Hugo.
Em vez de participar do almoço promovido por Hugo em Brasília, Adriano preferiu almoçar em um restaurante simples na zona rural de Pocinhos, sua terra natal. O momento foi registrado em suas redes sociais.
A ausência de Galdino se soma a outro gesto simbólico. No sábado (23), ele também não compareceu ao aniversário do deputado estadual e atual secretário de Educação do Estado, Wilson Filho (Republicanos), em João Pessoa. O evento reuniu grande parte do chamado “PIB eleitoral” da Paraíba, atraindo lideranças de várias regiões.
Segundo apuração do Política da Paraíba, a relação entre Galdino e Hugo Motta azedou após a definição da chapa governista. Pré-candidato ao governo, Galdino viu seu projeto ser deixado de lado quando o Republicanos decidiu indicar o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, pai de Hugo, para disputar o Senado ao lado do governador João Azevêdo (PSB) e do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), provável cabeça de chapa.
Diante desse cenário, Galdino deve decidir se permanece no Republicanos apoiando o projeto governista ou se migra para o campo oposicionista. Caso opte pela saída, poderá levar consigo um grupo de deputados, o que pode provocar um “esvaziamento” da sigla e afetar a chapa de deputados estaduais no partido para a eleição do próximo ano.