O paraibano Fábio Maia, ex-secretário do governo Ricardo Coutinho (PT), ganhou força nos bastidores de Brasília. Segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, Maia se tornou um dos principais auxiliares da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, com uma missão nada fácil: comandar as exonerações de apadrinhados políticos do Centrão que têm se afastado do governo em votações importantes no Congresso.
Atualmente, Fábio Maia ocupa o cargo de diretor de Articulação Governamental da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), órgão ligado à Presidência da República e responsável pela interlocução entre o Executivo e o Legislativo.
Antes de assumir essa função, Maia atuava como coordenador de Políticas Remuneratórias do Ministério da Saúde. Ele chegou à SRI no fim de maio, com o apoio do líder do governo Lula na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ) — que também é paraibano e namorado de Gleisi Hoffmann.
De acordo com Lauro Jardim, Fábio Maia é quem liga diretamente para parlamentares quando o governo decide exonerar indicados de deputados e senadores que contrariaram o Planalto em votações estratégicas. A atuação dele tem causado apreensão entre os políticos do Centrão, que, segundo a coluna, “querem tudo, menos receber uma ligação do paraibano”.


