A disputa por votos no município de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, está cada vez mais acirrada. Segundo apurou o Política da Paraíba, ao menos sete pré-candidatos à Assembleia Legislativa já firmaram alianças com grupos locais, transformando o município em um dos principais alvos da corrida eleitoral.
Neste domingo (2), a primeira-dama de Bananeiras, Maria Porto, se somou à lista ao anunciar o apoio de lideranças do Conde, entre elas o presidente da Câmara, Aleksandro Pessoa, além de nomes como Léo Carneiro, Manoel Dantas, Temístocles Neto, Sandra Ribeiro e Muniz.
Mas ela não é a única com base consolidada no município. O deputado estadual Eduardo Carneiro, que foi o mais votado no Conde em 2022, mantém forte atuação na cidade e segue aliado ao ex-presidente da Câmara, Luzimar Nunes, e outros apoiadores.
O vereador de João Pessoa e pré-candidato a deputado estadual, Dinho Dowsley, também entrou no tabuleiro político local e firmou aliança com a ex-prefeita Tatiana Correia e outras lideranças.
O deputado Branco Mendes, que historicamente obtém votação no Conde, já garantiu apoio do ex-candidato a prefeito Henrique, do ex-vereador Eduardo Cassol e do advogado Herman Ludgren, filho do ex-prefeito Aluísio Régis.
Outros nomes que disputam espaço no município são os deputados Michel Henrique e Felipe Leitão, que fecharam acordo com suplentes e lideranças de menor expressão, mas que podem garantir uma fatia do eleitorado.
A prefeita Karla Pimentel, que rompeu politicamente com Eduardo Carneiro, chegou a negociar apoio ao secretário estadual Tibério Limeira, mas recuou e oficializou adesão à médica Olívia Motta, irmã do deputado federal e presidente da Câmara, Hugo Motta.
Com tantos grupos em disputa, o espólio eleitoral do Conde promete ser um dos mais fragmentados e competitivos nas eleições de 2024.


