O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) já não tem escondido mais seu crescente incômodo com o avanço da pré-campanha do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), que também é pré-candidato ao Senado em 2026.
No fim de semana, Nabor reuniu 23 prefeitos e prefeitas das regiões do Brejo, Cariri, Curimataú e Vale do Paraíba durante um almoço no restaurante Cantina do Manoel, no Cajá. O encontro marcou o maior movimento de adesão regional à sua pré-campanha até agora.
De acordo com apuração do Política da Paraíba, Veneziano tem atuado nos bastidores para tentar barrar apoios de prefeitos aliados a Nabor. A estratégia, segundo interlocutores, seria tentar desgastar a imagem do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) — presidente estadual da legenda e principal articulador da pré-campanha do prefeito patoense.
Veneziano estaria afirmando a gestores que Hugo não cumprirá compromissos políticos assumidos com as bases, além de especular sobre os altos custos da campanha de Nabor, numa tentativa de desestimular novas adesões.
Nos bastidores, a leitura é de que o senador emedebista vê seu espaço encolher diante do crescimento do grupo de Nabor, que vem anunciando novas alianças quase que diariamente.
Consolidado no Sertão, Nabor já conseguiu ampliar sua base em praticamente todas as regiões da Paraíba, dando ritmo acelerado à sua pré-campanha — que promete ser uma das surpresas da disputa eleitoral de 2026.

