O paraibano Gustavo Feliciano tomou posse nesta terça-feira (23) como novo ministro do Turismo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi indicado ao cargo pelo União Brasil, com aval do deputado Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados. A cerimônia de posse que ocorreu em Brasília reuniu diversas autoridades, entre prefeitos, deputados, o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro.
No discurso, Feliciano defendeu turismo acessível a todos e não apenas aos riscos. Ele também exaltou as belezas da Paraíba.
“Sou da Paraíba, que tem João Pessoa – uma das capitais mais bonitas do Brasil – com águas quentes e belezas maravilhosas. Paraíba de Campina Grande, terra do maior e melhor São João do mundo. Paraíba de Patos, do turismo religioso, da cruz da menina e agora do São João. A Paraíba de Sousa, das pegadas dos Dinossauros. A Paraíba de Cabaceiras, a nossa Roliúde Nordestina; e de tantas outas cidades”, disse.
Feliciano assume o lugar de Celso Sabino, que deixou o ministério após ser expulso do União Brasil, depois de contrariar uma orientação da legenda e decidir permanecer no cargo.
Natural de Campina Grande, Gustavo Feliciano é filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil). Formado em Direito, ele já atuou como diretor-presidente da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc).
O novo ministro também possui experiência na gestão pública estadual. Entre 2019 e 2021, foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

