O prefeito Evilásio Cavalcanti completa nesta quinta-feira (25) os primeiros 30 dias à frente da Prefeitura de Cabedelo, com foco na reorganização administrativa, equilíbrio das contas públicas e fortalecimento dos mecanismos de controle e transparência. As medidas trouxeram um impacto de pouco mais de meio milhão de reais (R$ 550 mil) de economia com a folha de pessoal do município.
Uma das primeiras iniciativas adotadas pelo gestor foi a exoneração dos servidores comissionados, dando início a uma revisão administrativa. Durante o processo, 131 nomes deixaram de ser recontratados, e apenas 45 novas nomeações aconteceram no período, o que resultou em uma redução de aproximadamente R$ 350 mil por mês na folha de pagamento.
Além disso, a nova gestão promoveu o encerramento de um contrato com uma empresa de mão de obra terceirizada. A administração passará a assumir o serviço diretamente por excepcional interesse público, amparado em processo administrativo próprio, garantindo a continuidade dos serviços e gerando uma economia de mais de R$ 200 mil por mês.
“Estamos organizando a Prefeitura, equilibrando as contas e criando as condições necessárias para que Cabedelo avance com planejamento e responsabilidade. Tomamos as medidas iniciais e os resultados já aparecem. Nosso compromisso é oferecer serviços cada vez melhores à população, com transparência, eficiência administrativa e respeito ao dinheiro público. Esse é apenas o começo de uma gestão que tem como prioridade cuidar das pessoas e preparar Cabedelo para o futuro”, destacou o prefeito que tomou posse para a função no dia 25 de maio.
Pendências – Nesses 30 dias, a Prefeitura conseguiu regularizar pendências apontadas na lista do Cadastro Único de Convênios (CAUC). A medida devolve ao município a capacidade de celebrar convênios, firmar contratos de repasse e receber transferências voluntárias da União, possibilitando a busca por novos investimentos federais em áreas estratégicas.
Como parte das ações voltadas ao fortalecimento da transparência e do controle da administração pública, a gestão também iniciou o processo para a implantação do ponto eletrônico nos órgãos municipais. A ferramenta permitirá maior acompanhamento da jornada de trabalho dos servidores e mais eficiência na gestão dos recursos humanos.
Redução de custos – No campo financeiro, a Prefeitura adotou uma política de contenção de despesas. Entre as medidas, esteve a realização de um modelo mais enxuto para os festejos juninos, com valorização dos artistas locais e redução de custos com grandes atrações, seguindo a diretriz de responsabilidade com o dinheiro público.
Os primeiros resultados do ajuste fiscal já permitiram garantir compromissos importantes com os servidores municipais. No último dia 19 de junho, a Prefeitura efetuou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo. Além disso, a folha salarial referente ao mês de junho será paga dentro do mês trabalhado, com quitação prevista para o dia 30.
Acompanhamento de perto – Outra marca adotada pela nova gestão tem sido a presença do prefeito no acompanhamento direto das ações administrativas. Evilásio passou a despachar nas secretarias municipais, acompanhando a rotina das equipes, ouvindo demandas e monitorando a execução dos serviços públicos.
A dinâmica também inclui reuniões constantes com secretários e equipes técnicas para avaliação de resultados, definição de prioridades e construção de soluções para os desafios enfrentados pelo município.
Diálogo institucional – Nos primeiros dias de gestão, Evilásio Cavalcanti também reforçou o diálogo com órgãos de controle. O prefeito realizou uma visita institucional ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira e com o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, para ampliar a aproximação com o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

