O deputado federal Julian Lemos (União Brasil) foi eleito um dos deputados federais paraibanos mais produtivos e eficiente da Câmara Federal durante essa legislatura, que compreende os anos 2019-2022.
Em 2019, o parlamentar apareceu como o segundo mais eficiente entre os paraibanos. Em 2020, ele é o terceiro e agora, somando todo o mandato, o deputado também está na lista dos melhores.
Sobre o levantamento feito a respeito do mandato inteiro, Julian aparece empatado com Pedro Cunha Lima (PSDB) e Efraim Filho (União Brasil), todos com a média 7.
Em contrapartida, os deputados federais Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB) e Damião Feliciano (União Brasil) foram apontados como os três piores parlamentares paraibanos, os menos eficientes do Congresso Nacional.
Frei Anastácio, 2,63 pontos, lidera o ranking dos piores paraibanos que são deputados federais, seguido por Gervásio Maia (3,07) e Damião Feliciano (3,64), no qual estão inseridos todos os parlamentares paraibanos que atuam na Câmara Federal e no Senado.
O Ranking
O ‘Ranking dos Políticos’ se apresenta como uma iniciativa da sociedade civil formada por pessoas comuns, sem ligação com nenhum partido político ou grupo de interesse para avaliar senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os seguintes critérios: combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público. Os critérios por ela adotados não privilegiam partidos ou pessoas, e sim ações, se posicionando através das bandeiras da anticorrupção, do antiprivilégios e do antidesperdício.
Pontuação
A pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, são avaliados os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.
Origem dos dados utilizado
Todos os dados apresentados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça. Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a fonte da informação, de modo que qualquer um possa conferir, uma vez que o trabalho do ‘Ranking dos Políticos’ não é criar informações e sim apenas buscá-las e organizá-las para facilitar a leitura e análise. A iniciativa é auditada diariamente por milhares de visitantes que acompanham o ranking, conferem, criticam e corrigem, quando necessário.