O ex-governador Ricardo Coutinho (PT), está cotado para ocupar a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na gestão do presidente eleito Lula (PT). A informação foi divulgada pelo site Fonte83, nesta terça-feira (9).
Segundo o site, a cúpula petista avalia que é necessário proporcionar ao ex-governador paraibano, aliado de primeira ordem, uma função de destaque no novo governo federal. O critério seria uma função com ligação direta com a Região Nordeste e a Paraíba.
Inelegível, Ricardo foi derrotado na disputa para o Senado Federal nas eleições deste ano, terminado o pleito na terceira colocação, com 431.857 votos recebidos, o equivalente a 21,55% na disputa, ficando atrás do eleito Efraim Filho (União Brasil) e da candidata, Pollyanna Dutra (PSB).
O Banco do Nordeste é o maior banco de desenvolvimento do país, com 2,4 milhões de clientes ativos em seu programa de microcrédito. Historicamente, o comando da estatal é cobiçado por lideranças políticas e aliados do governo da ocasião.
No governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Wellington Roberto (PL), conseguiu emplacar seu filho, o empresário e pecuarista Bruno Roberto (PL), como assessor especial da presidência do BNB, conforme apurou o Política da Paraíba. O jovem pediu exoneração do cargo três meses antes do pleito para disputar uma cadeira no Senado, mas não obteve êxito.