Uma confusão iniciada na cidade de Monteiro gerou um novo imbróglio envolvendo o PL e o PT na Paraíba nesta sexta-feira (02). A “confusão” se incluiu após a decisão da prefeita Anna Lorena e de sua pré-candidata à sucessão, Ana Paula, de expulsarem o Partido dos Trabalhadores (PT) da coligação já formada.
A expulsão do PT e o rompimento do acordo com o partido foram anunciados diretamente pela prefeita aos dirigentes petistas, alegando a necessidade de atender às exigências do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, que não aceita a presença do partido na aliança.
Com essa decisão, a prefeita Lorena optou por manter apenas a coligação PSB e PL, com o PL indicando o vice na chapa do PSB para a eleição municipal em Monteiro.
Em resposta à expulsão, a Executiva Estadual do PT publicou uma resolução proibindo a presença do partido em qualquer coligação que inclua o PL. A resolução exige que os diretórios municipais petistas adotem novas táticas eleitorais, buscando alternativas de diálogo com outros partidos e ajustando suas estratégias para as próximas eleições.
Vale destaca que de acordo com o resultado das eleições de 2022, a cidade de Monteiro pode ser considerava uma das mais “Petistas” da Paraíba, tendo em vista que o presidente Lula obteve quase 80% dos votos da população monteirense.
Executiva do PT barra aliança com PL em municípios da Paraíba