O ministro paraibano Vital do Rêgo Filho tomou posse, na manhã desta quarta-feira (11), como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele substitui Bruno Dantas, que esteve à frente do órgão nos últimos dois anos.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ministros do governo federal, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o governador da Paraíba, João Azevêdo.
Vital exercerá oficialmente o comando do TCU a partir de 1ª de janeiro de 2025, tendo o ministro Jorge Oliveira como vice-presidente. Na corte, os mandatos têm prazo de um ano, com a possibilidade de recondução por mais um.
No TCU desde 2015, Vital é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.
No discurso de posse, Vital relembrou o momento em que ingressou no tribunal. “É com grande emoção que retorno a essa tribuna após uma década. Trago comigo não apenas o mesmo espírito e determinação de outrora, mas a bagagem enriquecida por aprendizagens e experiências que moldaram a minha vida e a minha trajetória nesta Casa”, afirmou.