Favorito para se eleger presidente da Câmara no próximo sábado (1º/2), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) jantou com integrantes da bancada paulista nessa segunda-feira (27/1), em uma pizzaria no bairro Higienópolis, em São Paulo.
Além dos deputados, o evento contou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e ao menos dois ministros de Lula: Silvio Costa Filho (Portos) e Márcio França (Empreendedorismo). O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também esteve presente.
Houve ainda a presença do deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e uma delegação do PT, com 5 dos 10 paulistas da Câmara.
Com amplo apoio, a candidatura de Motta tem o aval de partidos de esquerda, centro e direita, e a eleição dele, no próximo sábado (1º), é dada como certa.
Lira, Tarcísio e Nunes discursaram. Em sua fala, o atual presidente da Câmara ressaltou que o processo de articulação para a candidatura de Motta como consenso em sua base foi difícil para o deputado alagoano.
Lira também foi alvo de brincadeiras dos deputados presentes. Parlamentares diziam que o atual presidente da Câmara marcou a eleição para um sábado para evitar que Motta quebre seu recorde de votos na eleição.
Motta foi o último a discursar no jantar. Em seu discurso, ele enalteceu o centro e disse que ser de centro não é uma “uma ausência de posição”, mas uma “ausência de preconceitos”.
“O centro político do país é muitas vezes criticado, porque transparece que o Centro é uma ausência de posição. Não. O Centro é uma ausência de preconceitos. Nós não temos preconceito de onde a ideia vem. Se a ideia é boa para o país, nós temos a capacidade de buscar implementar em favor da nossa nação, de quem mais precisa”, disse.
Nesta terça-feira (28/1), Motta terá um jantar com deputados do Rio de Janeiro. Como noticiou a coluna, o governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), foram convidados e devem comparecer.