O cenário político em Pedras de Fogo acaba de ganhar um novo capítulo. A vice-prefeita Manuella Maroja, filha do ex-deputado e ex-prefeito Manoel Júnior, após rompeu politicamente com o atual prefeito Bá Barros, anunciou neste domingo (3) uma nova aliança com o deputado federal Mersinho Lucena (PP).
O anúncio foi feita por meio das redes sociais de Mersinho, que celebrou o apoio da vice-prefeita e destacou o legado político de Manoel Júnior, falecido em abril deste ano.
“Com muita alegria, recebo o apoio de @manuellamaroja, filha do saudoso Manoel Júnior — um nome que deixou sua marca na política com compromisso e amor pelo povo”, escreveu o parlamentar.
O rompimento entre Manuella e Ba Barros, que já vinha sendo especulado nos bastidores, foi escancarado no fim de julho, durante a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, organizada pela própria prefeitura. Em um discurso contundente, a vice-prefeita denunciou o que chamou de perseguição política e afirmou estar sendo silenciada e desrespeitada dentro da atual gestão.
“Não será agora, como vice-prefeita, que aceitarei ser tolhida ou silenciada. Não permitirei que minha voz seja diminuída por qualquer pessoa ou atitude que tente me calar”, afirmou Manuella, diante de um público majoritariamente feminino.
A relação entre Manu e Ba, que já não era das mais harmônicas, se desgastou ainda mais nos últimos meses. O distanciamento político refletiu também nas articulações para 2026: enquanto Bá Barros deve apoiar Ruy Carneiro (PSDB) para deputado federal e Anderson Monteiro para estadual, Manuella agora caminha ao lado de Mersinho e, possivelmente, de outros nomes ligados ao grupo liderado pelo prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo.
Nos bastidores, o movimento de Manuella é visto como uma tentativa de resgatar o capital político herdado do pai e se fortalecer para as próximas disputas eleitorais no município — seja como protagonista ou como articuladora de uma nova frente de oposição à atual gestão.