A juíza Fernanda de Araújo Paz, da 38ª Zona Eleitoral, cassou mais uma vez os mandatos do prefeito de Riacho dos Cavalos, Arthur Vieira Carneiro, e do vice, Joaquim Carreiro Barbosa, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024.
A decisão também tornou inelegíveis por oito anos o prefeito, o vice, o secretário estadual Joaquim Hugo Vieira Carneiro e aliados. Cada um deles ainda recebeu multa de até R$ 75 mil.
Entre as irregularidades apontadas estão a entrega de máquinas agrícolas sem convênio, perfuração de poços em troca de apoio, transferência irregular de eleitores e uso de recursos públicos na ExpoRiacho.
A magistrada lembrou que a disputa foi decidida por apenas 22 votos. Parte das acusações, como distribuição de cestas básicas e bebidas, foi rejeitada por falta de provas.
Essa é a segunda cassação em menos de um mês. Em 10 de setembro, a magistrada já havia cassado os mandatos do prefeito e do vice. Entre as provas consideradas decisivas está a apreensão de cerca de R$ 100 mil no aeródromo de Catolé do Rocha, em 12 de setembro de 2024, juntamente com material de campanha dos então candidatos. No entendimento da Justiça, o dinheiro seria destinado ao financiamento irregular de campanha eleitoral.
A Justiça determinou a realização de novas eleições no município, mas ainda cabe recurso.
Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito, vice e vereador em Riacho dos Cavalos