A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Escada de Penrose, que apura fraudes na construção de um ginásio no distrito de Mata Redonda, em Alhandra, Litoral Sul da Paraíba.
O principal alvo da operação é o ex-secretário de Infraestrutura da gestão do prefeito Marcelo Rodrigues, Luiz Silva de Andrade, que foi preso por determinação judicial. Segundo as investigações, ele teria liderado um esquema de desvio de recursos públicos, sendo ao mesmo tempo secretário da pasta e dono da empresa vencedora da licitação, o que é ilegal.
A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR) e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão nas cidades de Alhandra, João Pessoa e Cabedelo.
As investigações começaram a partir de denúncias feitas por um vereador do município e apontam indícios de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O prejuízo aos cofres públicos ultrapassa R$ 200 mil.
De acordo com a Polícia Civil, o ex-secretário e um ex-diretor de planejamento da pasta atestavam medições de serviços não executados para dar aparência de legalidade à obra.
Uma sindicância administrativa da Prefeitura de Alhandra e uma perícia do Instituto de Polícia Científica (IPC) confirmaram as irregularidades. O laudo técnico apontou que parte dos serviços previstos não foi realizada, incluindo a construção de uma escada de concreto que sequer chegou a ser feita.
 
			 
		    
 
		
