A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema bilionário de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.
Na Paraíba, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suplente de deputado estadual Juscelino do Peixe, em Sapé. Segundo a PF, o político é investigado no âmbito da operação, que tem ações simultâneas em 14 estados e no Distrito Federal.
As investigações apontam para a existência de uma organização criminosa que inseria dados falsos em sistemas oficiais para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, desviando valores por meio de descontos irregulares.
Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e diversas medidas cautelares. Os crimes investigados incluem estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e ocultação de patrimônio.
Em 2024, a esposa do suplente, a vereadora Terezinha do Peixe, também foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a Operação Pescador de Ilusão, que investigava outro esquema de corrupção em Sapé.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar todos os envolvidos e dimensionar o prejuízo causado aos cofres públicos.


